quarta-feira, 7 de julho de 2010

RELEASE PARA A IMPRENSA


O Museu Nacional da República receberá nesta segunda-feira caravanas de todo lugar para o I Fórum de Biodiversidade das Américas.

Exposição de pPoteiro e pronunciamentos internacionais abrem encontro.

Cineasta irá documentar o encontro e a campanha "O que você faz pelo planeta?"


AS AMÉRICAS RESPONDEM O QUE FAZEM PELO PLANETA

Na tarde da próxima segunda-feira, dia 05, reunirão milhares de representantes ambientais de todo o mundo, em especial das Américas, para o início do I Fórum de Biodiversidade no continente, com abertura no Museu da República. Parlamento do Mercosul, Unesco, MMA, MCT e Senado Federal são alguns dos órgãos envolvidos, coordenados pelo Jardim Botânico de Brasília neste projeto que lançou a campanha ‘’O que você faz pelo Planeta?”.

A abertura lança também a exposição ''O Brasil de Poteiro'', com obras do artista que ilustrou tão bem a biodiversidade do continente.

O cineasta João Amorim ( diretor premiado, que lançou 2010: Tempo de Mudanças, nos EUA), veio fazer a cobertura e a edição de um documentário sobre o encontro.
O movimento, que acontecerá entre 5 e 9 de julho, marca
este Ano da Biodiversidade com o incentivo à participação de instituições e de representantes da comunidade civil na apresentação de soluções simples para os problemas ambientais da atualidade.

O diferencial do Fórum será justamente a busca coletiva de soluções para a crise ambiental. Ou seja: o encontro não terá como foco a discussão de problemas ambientais da atualidade, mas a forma de resolvê-los em sociedade.

A pergunta central da campanha já se transformou em um eco que ligará os biomas nos continentes e as respostas serão consolidadas em um guia de sustentabilidade editado em três idiomas para envio a aldeias, povoados, municípios e metrópoles.

Alguns dos exemplos de soluções são a utilização de histórias e cantigas populares na educação, o treinamento de orientadores ambientais, o artesanato sustentável, o manejo adequado de espécies e publicações sobre alimentação alternativa e de baixo custo. O objetivo é o de contornar questões como a fome, agravada pelo desconhecimento dos recursos naturais renováveis e contribuir com a biodiversidade.

O evento foi aprovado pelo Parlamento do Mercosul durante plenária executiva em Montevidéu, Uruguai, fazendo da capital brasileira, centro de decisões continentais sobre o tema e anunciado em fevereiro pela Câmara dos Deputados. Dentro do Fórum, acontecerão mais dois encontros: o I Seminário de Biodiversidade do Mercosul e a 19ª Reunião da Rede Brasileira de Jardins Botânicos.

A proposta apresentada pelo Jardim Botânico de Brasília tem como ponto forte o fato de que as principais florestas tropicais do mundo encontram-se nas Américas Central e do Sul, sem a necessária representatividade continental. A aprovação deste novo encontro representa um salto positivo nas questões ambientais neste âmbito, já que alguns países não aderiram integralmente aos protocolos estabelecidos pela ONU. Atualmente, as grandes discussões sobre temas ambientais do planeta ocorrem no continente Europeu: a nova proposta sugere uma mudança neste paradigma.

Uma das linhas de atuação do Fórum é a ajuda prioritária a países com graves sequelas ambientais como o Haiti, que registra uma perda territorial de camada vegetal de mais de 90%. Quando ocorreu o primeiro terremoto, deixando incontáveis mortos e desabrigados, o grupo optou pelo apoio emergencial ao país, fazendo com que o Jardim Botânico de Brasília promovesse, no dia 17 de março, o show ‘Fraternidade ao Haiti’, evento que também comemorou os 25 anos do Jardim Botânico de Brasília e que arrecadou milhões de reais, diretamente na conta do PNUD, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.

QUEM IRÁ PARTICIPAR DO FÓRUM?
Pessoas inscritas e convidados de diversas áreas. Em geral, representantes sociais, que mobilizam projetos e causas ambientais. Dentre estes, ambientalistas, pesquisadores, educadores, parlamentares, grupos institucionais, coordenadores de ONG’s, líderes de movimentos sociais e comunitários e profissionais ligados às questões ambientais.

QUE ATIVIDADES ESTÃO PREVISTAS NA PROGRAMAÇÃO E EM QUE LOCAIS SERÃO REALIZADAS?
Assinaturas de termos de cooperação, lançamentos de publicações ambientais, círculos temáticos, grupos de trabalho, palestras, oficinas e vivências.
A abertura acontecerá no Museu da República, os principais trabalhos no Senado Federal e Escola de Administração Fazendária e as vivências no Jardim Botânico de Brasília

COMO ESTÁ ACONTECENDO A CAMPANHA ‘O QUE VOCÊ FAZ PELO PLANETA? QUE TIPO DE RESPOSTAS SÃO VÁLIDAS?
Os órgãos envolvidos estão enviando informações digitais a endereços virtuais de todo o país e disponibilizando o endereço virtual do fórum para envio de soluções.
Em Brasília, as principais agências de notícias estão divulgando a campanha para todo o Brasil.

São válidas ações simples e inovadoras, que cooperem com a biodiversidade e que possam ser aplicadas em qualquer ponto do planeta. Alguns dos exemplos são as cooperativas, projetos pedagógicos, publicações e descobertas individuais ou coletivas. Os temas podem variar: pesquisa, reciclagem, educação ambiental, ação comunitária, arte e cultura e outros. Os endereços virtuais para informações e envio de soluções são www.biodiversidadedasamericas.blogspot.com biodiversidadedasamericas@gmail.com

Uma das linhas de atuação do Fórum é a ajuda prioritária a países com graves sequelas ambientais como o Haiti, que registra uma perda territorial de camada vegetal de mais de 90%. Quando ocorreu o primeiro terremoto, deixando incontáveis mortos e desabrigados, o grupo optou pelo apoio emergencial ao país, fazendo com que o Jardim Botânico de Brasília promovesse, no dia 17 de março, o show ‘Fraternidade ao Haiti’, evento que também comemorou os 25 anos do Jardim Botânico de Brasília e que arrecadou milhões de reais, diretamente na conta do PNUD, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.

MMA DÁ EXEMPLO DE SOLUÇÃO AMBIENTAL COM CAMPANHA 'SACO É UM SACO''

A campanha Saco é um Saco, do Ministério do Meio Ambiente, propõe que a sociedade recuse as sacolas plásticas sempre que possível, reutilize as poucas que pegar para descartar o lixo, por exemplo, e volte a utilizar as sacolas retornáveis, mais resistentes e que podem ser utilizadas inúmeras vezes. O intuito é alertar a população sobre a importância de reduzir o consumo de sacolas plásticas para auxiliar na preservação do meio ambiente e de nossa qualidade de vida. A campanha de conscientização acredita no poder de decisão do consumidor e em sua capacidade transformadora de hábitos e atitudes.

O vídeo da campanha da campanha Saco é um Saco tem 30 segundos e mostra uma sacola plástica voando ao som de Mozart. O final do filme, no entanto, traz a reflexão: "O homem é o único animal da natureza que consegue ver beleza na poluição". As imagens estão disponíveis em

www.sacoeumsaco.com.br

www.sacoeumsaco.com.br/blog/

e no canal do Youtube

www.youtube.com/sacoeumsaco

HAVERÁ ALGUMA AÇÃO APÓS O ENVIO DE SOLUÇÕES?
Após a realização do Fórum, entre 5 e 9 de julho, uma comissão editorial será reunida para avaliar cada solução, buscando o formato ideal de publicação de um guia, com o objetivo de editá-lo de modo que possa ser enviado a comunidades, municípios e países da América.

COMO AS SOLUÇÕES SERÃO PESQUISADAS DEPOIS DO FÓRUM?
Haverá um índice de problemas ambientais e suas soluções editados de maneira simplificada e acessível.

SOLUÇÕES AMBIENTAIS JÁ PODEM SER ENVIADAS PARA O FÓRUM DE BIODIVERSIDADE DAS AMÉRICAS

Qualquer pessoa interessada em postar uma solução ambiental poderá obter informações de como registrar seu projeto através destes endereços virtuais:
www.biodiversidadedasaméricas@blogspot.com biodiversidadedasamericas@gmail.com

Jardim Botânico de Brasília
Fone: (61) 3366 3831

Nenhum comentário:

Postar um comentário