quinta-feira, 8 de julho de 2010

Biodiversidade e muita música no Jardim Botânico

Por Irlam Rocha Lima
Correio Braziliense Publicação: 08/07/2010 10:55

O I Fórum de Biodiversidade das Américas, que ocorre em Brasília desde segunda-feira, chega ao final hoje, às 21h, com o show Sons do planeta, no anfiteatro do Jardim Botânico, que reunirá os artistas brasilienses Rubi, Greice Ive, Ellen Oléria, Sonora Chama e Os Mocambos, o baiano Luiz Miranda e o caboverdiano Hélio Ramalho. Com entrada franca, o evento apresentará, também, exposições temáticas relativas ao encontro.

Destaque da programação do Sons do planeta, o goiano Rubi, formado na cidade pela Faculdade de Artes Dulcina de Moraes, está radicado em São Paulo desde 1992, e lá desenvolve carreira como cantor e ator, já tendo lançado três discos solo. O repertório de Paisagem humana, CD mais recente, de três anos atrás, pelo selo Eldorado, servirá de base para o show desta noite.

Na companhia de Estevan Sinkovitz (guitarra e violão), Luciano Barros (contrabaixo, violão sete cordas), Luís Gayotto (percussão e guitarra) - todos fazem backing vocal -, o cantor interpretará canções como Gira dos meninos (Ceumar e Sérgio Pererê), Mortal loucura (José Miguel Wisnik), Santana (Júnior Barreto), Vai desabar (Gero Camilo), Barco negro (David Mourão - Ferreira, Caco Velho e Piratini) e Fica comigo esta noite (Adelino Moreira), entre outras.

Rubi acaba de retornar de Buenos Aires, onde participou do projeto Rumbos musical del sur, dividindo o palco do Teatro 25 de Maio com as cantoras argentinas Liliana Herrero e Veronica Candomi. "Foi uma experiência incrível, que me deixou muito emocionado. O teatro, de 700 lugares, no bairro de Villa Urquiza, esteve lotado nas duas apresentações e fui acolhido com aplausos calorosos e muito carinho pelos argentinos", comemora.

Embora Paisagem humana seja o show que está fazendo atualmente, o que ele mostrou em Buenos Aires foi o Infinito portátil, com o qual participou do projeto Itaú Cultural e que gerou um DVD. "É um show antigo, com boa repercussão, inclusive em Brasília, quando foi apresentado na Sala Cássia Eller da Funarte".

Além do trabalho com a música, Rubi tem se dedicado também ao teatro como um dos integrantes do grupo Banda Mirim, do qual é um dos fundadores. A companhia é formada por artistas de diversas áreas, que desenvolvem projetos voltados para o público infantil. "Somos 11 e, entre nós, há pessoas ligadas ao circo, à dança, ao teatro e, claro, à música e atualmente estamos em cartaz com a peça Espoleta, de Marcelo Romagnolli, autor e diretor do espetáculo", explica.

Com trajetória iniciada na década de 1980, Rubi foi contemporâneo de Cássia Eller, com quem dividiu o palco no bar Bom Demais, de saudosa memória. Um momento marcante em sua carreira, ainda na capital, foi o show Negro, anjo azul, dirigido por Ricardo Torres. Já em São Paulo, além fazer vários shows e participar de espetáculos teatrais, lançou os CDs Rubi (1998), Infinito portátil (2005), pelo selo Sete sóis; e o Paisagem humana. Os dois últimos serão autografados depois do show no Jardim Botânico.

Ouça trecho da música Gira dos meninos, com Rubi

Multiplicidade de ritmos

As outras atrações do Sons do planeta são o ator baiano Luiz Miranda, que vai exibir sua faceta de cantor; o multi-instrumentista, compositor e arranjador caboverdiano Hélio Ramalho, que no Brasil tem participado de festivais de música no Paraná, em São Paulo e no Rio de Janeiro, com a banda Sarabudja, da qual é fundador.

Destaque também para as cantoras brasilienses Greice Ive, que lançou, pelo selo Indie Records, o CD Ao som de Greice Ive, produzido pelo tecladista candango Marco Brito; e Ellen Oléria, uma das maiores revelações da música do Distrito Federal, vencedora de vários festivais (incluindo o Prêmio Sesc de Música Tom Jobim), com um disco lançado.

Haverá, ainda, a apresentação de duas bandas locais. Uma é a Sonora Chama, integrada por Dands, Deco e Robert, que mescla em seu trabalho influências da cultura ibérica (fado e flamenco), o som nativo dos Andes e elementos do rock%u2019n%u2019roll, com a velha e boa MPB. O trio tem o disco lançado, sob o título de Sem fronteira. A outra, Os Mocambos, formada pelos primos Sergei Quintas Filho e Eduardo Quinta Fittipaldi, promove a mistura de gêneros latinos com a black music e ritmos nordestinos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário