quarta-feira, 16 de junho de 2010

TEMPOS DE MUDANÇAS

Cineasta adota campanha de biodiversidade e dirige filme que busca soluções para a crise. Cansados das reuniões internacionais sem respostas, ambientalistas desejam trazer para o Brasil as decisões sobre biodiversidade no continente. Qualquer pessoa poderá contribuir.




A Campanha ‘’O que você faz pelo Planeta?” está movimentando o continente: Começa a ser gravado nesta quarta-feira, 16 de junho, em Brasília, um filme sobre o tema, dirigido pelo cineasta João Amorim ( também diretor de 2010: Tempo de Mudanças, lançado nos EUA).
Nas ruas de Brasília João Amorim irá unir as respostas das pessoas às cenas empunhou a bandeira da biodiversidade.
A campanha continental é parte do Fórum de Biodiversidade das Américas, que vai acontecer de 5 a 9 de julho em Brasília, juntando ambientalistas, governo e sociedade civil. O diferencial do Fórum (coordenado pelo Parlamento do Mercosul e pelo Jardim Botânico de Brasília) será justamente a busca coletiva de soluções para a crise ambiental. Ou seja: o encontro não terá como foco a discussão de problemas ambientais da atualidade, mas a forma de resolvê-los em sociedade.
A pergunta central da campanha está se transformando em um eco que ligará os biomas no continente. As respostas poderão ajudar aldeias, povoados, municípios e metrópoles. Ideal para uso em comunidades, biomas e países em dificuldades resultantes de questões sociais, econômicas e socioambientais, o guia trará como exemplos de soluções temas como a utilização de histórias e cantigas populares na educação, o treinamento de orientadores ambientais, o artesanato sustentável, o manejo adequado de espécies e publicações sobre alimentação alternativa e de baixo custo. O objetivo é o de contornar questões como a fome, agravada pelo desconhecimento dos recursos naturais renováveis e contribuir com a biodiversidade.
O evento foi aprovado pelo Parlamento do Mercosul durante plenária executiva em Montevidéu, Uruguai, fazendo da capital brasileira, centro de decisões continentais sobre o tema. Dentro do Fórum, acontecerão mais dois encontros: o I Seminário de Biodiversidade do Mercosul e a 19ª Reunião da Rede Brasileira de Jardins Botânicos.
A proposta apresentada pelo Jardim Botânico de Brasília tem como ponto forte o fato de que as principais florestas tropicais do mundo encontram-se nas Américas Central e do Sul, sem a necessária representatividade continental. A aprovação deste novo encontro representa um salto positivo nas questões ambientais neste âmbito, já que alguns países não aderiram integralmente aos protocolos estabelecidos pela ONU. Atualmente, as grandes discussões sobre temas ambientais do planeta ocorrem no continente Europeu: a nova proposta sugere uma mudança neste paradigma. A Representação Brasileira do Parlamento do Mercosul vem trabalhando incessantemente para fazer da temática ambiental o eixo da sua atuação junto aos países membros.
Uma das linhas do Fórum é a ajuda prioritária a países com graves sequelas ambientais como o Haiti, que registra uma perda territorial de camada vegetal de mais de 90%. Quando ocorreu o primeiro terremoto, deixando incontáveis mortos e desabrigados, o grupo optou pelo apoio emergencial ao país, fazendo com que o Jardim Botânico de Brasília promovesse, no dia 17 de março, o show ‘Fraternidade ao Haiti’, evento que também comemorou os 25 anos do Jardim Botânico de Brasília e que arrecadou milhões de reais, diretamente na conta do PNUD, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário