quarta-feira, 23 de junho de 2010

O MAIOR JARDIM BOTÂNICO DE CERRADO NO MUNDO


Maior Jardim Botânico de Cerrado do mundo e o único no Brasil a valorizar prioritariamente o bioma original em detrimento de coleções exóticas, o Jardim Botânico de Brasília mantem a biodiversidade, incentivando a descoberta por meio de expedições, parcerias e projetos.

Agrega organizações governamentais e civis na elaboração de propostas que estejam de acordo com as metas globais também previstas na Agenda 21 e nos programas mundiais de conservação. Espaço ímpar para a divulgação e formação científicas, foi fundado no dia 8 de março de 1985, apesar de sua área já estar em parte delimitada desde a construção da cidade. Sua extensão compreende 526 hectares destinados ao lazer contemplativo, cultura, manutenção de coleções científicas e temáticas e educação ambiental e 4.518 hectares de Estação Ecológica, área de acesso restrito a monitoramento e pesquisa, que resguarda ecossistemas nos quais as espécies e mananciais nativos desfrutam de equilíbrio e harmonia para sua perpetuação.

É o primeiro Jardim Botânico ecológico do Brasil com paisagem predominante de Cerrado, em um esboço que considerou a riqueza e peculiaridades nativas, representando um património de inegável interesse do ponto de vista histórico, cultural e científico, mosaico representativo em sua região de implantação. Ligado à Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente do Distrito Federal, o Jardim Botânico de Brasília é hoje referência nacional em conservação do bioma Cerrado, fornecendo subsídios técnicos a outras regiões e tutelando projetos.

Celebrou em 2009 o lançamento de seu Plano de Manejo, documento único em uma reserva de Cerrado brasileiro com estas características, que vem nortear todo o trabalho técnico de proteção, zoneamento, monitoramento, além de outras ações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário