quinta-feira, 10 de junho de 2010

O que você faz pelo planeta – eles respondem

Velha do Cerrado (das planícies para o Brasil)



Para as ocupantes originais do Cerrado e as bezendeiras, o meio ambiente não é assunto para se discutir - é preciso viver dentro da natureza e a natureza, dentro da pessoa. Afinal de contas, é a partir das árvores que as comunidades tradicionais enxergam a realidade do mundo, buscam a cura para as doenças, abrigo e segurança.

Interessada pela forma com que as pessoas se relacionam com o meio ambiente, a artista brasiliense Larissa Malty resolveu usar a arte para descobrir um pouco mais sobre a outra realidade e criou a Velha do Cerrado.

Larissa já andou pelo Senado vestida de velha, fazendo perguntas às autoridades e convidando todo mundo para seu chá de capim santo adoçado com filosofia da ocupação, levou as mulheres para conhecer os pigmentos do Cerrado antes de começarem as aulas práticas em Águas Emendadas e está pronta para participar do I Fórum de Biodiversidade das Américas.

O que precede a chegada da velha é o barulho das pequenas xícaras de alumínio penduradas no pescoço em forma de colar. Ela pinta o rosto, coloca um lenço na cabeça, veste uma saia comprida e vai por aí, a ensinar rimas, cantigas e um jeito de ver a vida que é atemporal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário