quarta-feira, 23 de junho de 2010

Como tudo começou

Dez órgãos nacionais e internacionais, centenas de ONG’s e movimentos populares anunciam para 2010 ( Ano da Biodiversidade)o I FÓRUM DE BIODIVERSIDADE DAS AMÉRICAS, que vai acontecer de 5 a 9 de julho em Brasília. O anúncio oficial foi feito pela Câmara dos Deputados, que lançou a campanha "O que você faz pelo Planeta?”, como incentivo à participação de instituições e de representantes da comunidade civil na apresentação de soluções simples para os problemas ambientais da atualidade.

A pergunta central da campanha se transformará em um eco que ligará os biomas nos continentes e as respostas serão consolidadas em um guia de sustentabilidade editado em três idiomas para envio a aldeias, povoados, municípios e metrópoles.

As soluções que irão compor o Fórum de Biodiversidade das Américas serão diversificadas: projetos, programas, apresentações e publicações sobre como educar, recuperar áreas, reaproveitar o lixo e valorizar a cultura regional estarão em pauta.

O resultado final irá compor um guia de soluções sustentáveis, ideal para uso em comunidades, biomas e países em dificuldades resultantes de questões sociais, econômicas e socioambientais. Alguns dos exemplos de soluções são a utilização de histórias e cantigas populares na educação, o treinamento de orientadores ambientais, o artesanato sustentável, o manejo adequado de espécies e publicações sobre alimentação alternativa e de baixo custo. O objetivo é o de contornar questões como a fome, agravada pelo desconhecimento dos recursos naturais renováveis e contribuir com a biodiversidade.

O evento foi aprovado pelo Parlamento do Mercosul durante plenária executiva em Montevidéu, Uruguai, fazendo da capital brasileira, centro de decisões continentais sobre o tema. Dentro do Fórum, acontecerão mais dois encontros: o I Seminário de Biodiversidade do Mercosul e a 19ª Reunião da Rede Brasileira de Jardins Botânicos.

A proposta apresentada pelo Jardim Botânico de Brasília tem como ponto forte o fato de que as principais florestas tropicais do mundo encontram-se nas Américas Central e do Sul, sem a necessária representatividade continental. A aprovação deste novo encontro representa um salto positivo nas questões ambientais neste âmbito, já que alguns países não aderiram integralmente aos protocolos estabelecidos pela ONU. Atualmente, as grandes discussões sobre temas ambientais do planeta ocorrem no continente Europeu: a nova proposta sugere uma mudança neste paradigma.

Uma das linhas de atuação do Fórum é a ajuda prioritária a países com graves sequelas ambientais como o Haiti, que registra uma perda territorial de camada vegetal de mais de 90%. Quando ocorreu o primeiro terremoto, deixando incontáveis mortos e desabrigados, o grupo optou pelo apoio emergencial ao país, fazendo com que o Jardim Botânico de Brasília promovesse, no dia 17 de março, o show ‘Fraternidade ao Haiti’, evento que também comemorou os 25 anos do Jardim Botânico de Brasília e que arrecadou milhões de reais, diretamente na conta do PNUD, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.

O diferencial do Fórum será justamente a busca coletiva de soluções para a crise ambiental. Ou seja: o encontro não terá como foco a discussão de problemas ambientais da atualidade, mas a forma de resolvê-los em sociedade.

Um comentário:

  1. Olá, gostaria de saber se a participação no I Fórum de Biodiversidade das Américas
    De 05 a 09 de julho de 2010, em Brasília - DF, nos proporciona algum certificado ou algo do tipo. PRa mim seria muito interessante. Me especializo na área de comunicação ambiental em pós graduação e tudo que possa vir é importante para minha carreira. Sou profissional de comunicação. Se possível, respondam no meu email; rebsb.castro@gmail.com.
    Gostaria de receber todas as informações que puderem me passar a respeito de Meio Ambeinte.
    Obrigada!

    ResponderExcluir