quarta-feira, 2 de junho de 2010



Pra quem não sabe, há nos nossos mares verdadeiras ilhas de sacos plásticos e garrafas jogadas por gente de todo lugar. Pois o Ministério do Meio Ambiente vem coordenando uma Campanha chamada “Saco é um Saco” sobre a conscientização do uso das sacolas plásticas. A idéia da campanha como um todo é que a gente passe a usar sacolas retornáveis, feitas de um material ecologicamente correto. Um estudo recente mostrou que em alguns mercados esse custo chegava a ser metade do seu lucro, o que significa que se a maioria das pessoas aderir a uma campanha como esta, os preços dos produtos podem até diminuir, porque os preços das sacolas plásticas estão, na verdade, embutidos naquilo que compramos.

Na entrevista coletiva de lançamento deste Fórum, a Secretária de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental, Samira Crespo, informou que outra idéia da campanha é convencer os supermercados a darem de presente ao consumidor com uma sacola retornável quando as compras forem acima de um valor X ou a criar um cartãozinho para ir acumulando os valores das compras se a pessoa levar a sacola retornável sempre.

São incentivadas outras atitudes somadas à campanha: comprar nos mercados perto de casa, para evitar o gasto de combustível e a poluição do ar e a busca de feiras livres, que têm alimentos mais saudáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário